Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Higienização do ar-condicionado evita danos à saúde

“Minha alergia ataca sempre que estou em algum ambiente climatizado, e, pior, quando o local ou o aparelho de ar estão empoeirados”, descreve a empresária Mariana Almeida, que sofre de alergia respiratória. Nesta época do ano, o calor é constante e o ar-condicionado passa mais tempo ligado. Por isso, é preciso conferir se os aparelhos estão limpos da maneira adequada.
Empresas especializadas em manutenção dos aparelhos de ar fazem a limpeza preventiva e ajudam a prevenir problemas respiratórios. Mas a limpeza pode ser feita por conta própria. Basta retirar o filtro do aparelho e fazer a higienização com uma escova para retirar o excesso de pó. Além disso, o manual que acompanha o produto oferece mais orientações.
Uma dica prática para os proprietários dos aparelhos é, antes de desligá-lo, mantê-lo funcionando por cinco minutos na função ventilação. Isso permite a secagem da bandeja e serpentina, reduzindo a umidade do aparelho, o que evita a proliferação de fungos e bactérias.
De acordo com Augusto Oliveira, diretor da Thermo Brasil, empresa especializada em manutenção de condicionadores de ar, a manutenção periódica do aparelho condicionado deve ser feita no mínimo semestralmente. “Dependendo da frequência com que é utilizado, a limpeza dos filtros deve ser feita semanalmente”.
Conforme explica Augusto, a média de pessoas que reclama de serem acometidas por alergias é de 30% a 40% da sua clientela.
Problemas respiratórios - Segundo o médico do trabalho Rui Bocchino Macedo, do grupo Dasa, quando há problemas com a manutenção do ar, como o uso de filtro inadequado, por exemplo, haverá acúmulo de germes, tais como vírus, bactérias e fungos na tubulação posterior ao filtro, caso este não esteja exercendo o seu papel de filtragem.
Com isso, acrescenta o médico, os germes são expelidos pelo ar, fazendo com que sejam inalados, o que pode gerar problemas de saúde como sinusites, amigdalites, gripes, além de outras de cunho alérgico, como a asma.
Além disso, o ar frio pode paralisar os cílios que revestem a parede do trato respiratório e que são os responsáveis por eliminar impurezas, acrescenta Rui Macedo.
Vale lembrar que em todas as estações do ano é importante manter a limpeza e manutenção do ar-condicionado em dia. Todos os sistemas de resfriamento ( residencial, escritórios ou no carro) podem causar danos à saúde se estiverem sujos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário