Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um breve resumo sobre a dermatite.

Geralmente, dermatite é um termo usado para caracterizar qualquer inflamação ou inchaço da pele.Não importa o tipo de dermatite que você tenha, algumas regras gerais podem ser aplicadas na hora de buscar alívio para a coceira.
A dermatite, também chamada eczema, pode criar um círculo vicioso. Você coça a pele, a pele fica vermelha e inchada e aparecem pequenas bolhas vermelhas que causam o engrossamento da pele. Você continua coçando porque a coceira é insuportável, então a pele fica ainda mais irritada e pode vir a infeccionar.

Em muitos casos não se sabe o que causa a coceira. Pode ser uma alergia ao sabonete usado todas as manhãs durante o banho ou uma irritação causada pelo contato com algum produto químico no trabalho. Pode até mesmo ser uma dermatite atópica, um problema de pele crônico, que normalmente começa na infância e, na maioria dos casos, aparece em pessoas com histórico familiar de alergias.
Tratamento
Como há uma grande variedade de doenças de pele, algumas delas perigosas se negligenciadas, é importante procurar atendimento médico em qualquer caso de dermatite. Geralmente, o tratamento começa com medidas muito simples. A pele ressecada precisa de agentes lubrificantes, enquanto pele oleosa precisa de substâncias secativas. A pele inflamada é normalmente tratada com cremes à base de cortisona, compressas frias ou banhos.
Para a pele ressecada e endurecida, há algumas substâncias que podem ajudar a descamação, mas só podem ser utilizadas com prescrição médica. Se possível, a causa da dermatite deve ser encontrada e eliminada. Pomadas de cortisona são usadas para deixar o paciente mais confortável com a redução da inflamação, apesar do uso contínuo não ser recomendado. Os antibióticos são usados imediatamente para eliminar qualquer infecção, que pode se espalhar para outras partes do corpo.
Os pacientes devem resistir à tentação de coçar ou remover as crostas, pois isso só prolonga ou piora o problema. Além disso alguns pacientes precisam reduzir o número de lavagens das mãos e de banhos porque a limpeza excessiva retira o óleo que é a proteção natural da pele. Não se deve usar medicamentos que não foram prescritos pelo médico ou usá-los mais vezes do que o recomendado: em alguns casos, o excesso de medicação pode ser pior do que a falta dela.
A pele seca precisa de lubrificação para aliviar a coceira e manter-se saudável. Vamos discutir alguns remédios caseiros simples que podem aliviar a coceira.
Estratégias de tratamento

A determinação da causa da dermatite é parte importante do tratamento, mas há algumas dicas que podem ajudar a aliviar aquela coceira incômoda. Mas lembre-se de que os medicamentos só devem ser usados cm prescrição médica.

Refresque o local afetado - compressas frias vão ajudar. Use um lenço ou um tecido dobrado várias vezes. Mergulhe o tecido em água fria ou solução de acetato de alumínio e coloque sobre a lesão por 10 a 15 minutos a cada hora. Compressas úmidas também são indicadas quando há exsudato ou bolhas; você vai secar a lesão umedecendo-a repetidamente.
Compressas de leite integral também são eficazes, pois a proteína do leite ajuda a aliviar a coceira

A loção de calamina pode ajudar a aliviar a coceira, mas aplique com moderação.

Aplique loção de calamina - esta velha receita pode ajudar a aliviar a coceira. Aplique uma fina camada duas a três vezes por dia, de maneira que os poros não fiquem fechados.
Use um creme de hidrocortisona - este creme é indicado pelos dermatologistas. Ele pode aliviar a coceira e a inflamação da dermatite mas não ajuda, nem anula a capacidade do corpo de lutar contra uma infecção fúngica ou bacteriana que pode acontecer quando o ato de coçar lesiona a pele. A hidrocortisona tópica pode ser a melhor escolha de tratamento para a dermatite alérgica do que para a dermatite irritante. A diferença entre estes dois tipos de dermatite será explicada na próxima seção.
Fique longe de produtos que terminam em "caína" - se o nome genérico de um produto para a pele termina com o sufixo "caína", como em benzocaína, o remédio é derivado de uma anestésico e os anestésicos podem agravar a reação alérgica em algumas pessoas sensíveis. Tratar uma queimadura solar com um destes produtos pode fazer a coceira por alergia virar uma queimadura.
Não aplique anti-histamínico tópicos - estes produtos podem causar reações alérgicas na forma de uma urticária grave se a pele for friccionada.
Use um anti-histamínico via oral - pode ajudar a aliviar a coceira. Tais produtos geralmente causam sonolência, mas este efeito colateral pode ser útil à noite na hora de dormir, quando a coceira é mais forte. Se você tomar este tipo de medicamento durante o dia e ficar sonolento, evite dirigir ou operar máquinas pesadas.

Não coce - coçar lesiona a pele e pode causar uma infecção secundária. Se for impossível resistir à coceira, friccione a pele com a ponta dos dedos ao invés de coçar com as unhas. Se o problema é com uma criança, corte suas unhas bem curtas e, se necessário, faça-a usar luvas, pelo menos à noite, para evitar que a lesão seja agravada.
Tome um banho para aliviar a coceira - acrescentar farinha de aveia ou bicarbonato de sódio na água morna do banho vai ajudar a suavizar a coceira, apesar de não curar a urticária. Não use água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário