Está se criando um consenso entre os profissionais da medicina para que seus pacientes alérgicos, encapem os colchões e travesseiros com capas impermeáveis tais como plástico, napa, PVC etc. Só que o grande problema que devido ao desconforto (lembra daquele colchão envolvido no plástico da casa da praia que não pode tira o saco por causa da maresia) as pessoas não encapam seus colchões e preferem encarar a vacina ao ficar com saúde.
Por isso empresas vem se especializando para fazer capas anti ácaro cada vez mais confortáveis, visando minimizar ou até mesmo acabar com o desconforto decorrente de outras matérias prima.
Os ácaros são microscópicos, cada espécie vive de 2 a 4 meses sendo que as fêmeas colocam entre 50 a 100 ovos por mês. Preferem ambientes húmidos e escuros e se alimentam de restos de comida, insectos, fungos e dos resíduos da descamação de pele humana e de animal.
Cada ácaro, produz cerca de 35 bolas fecais diariamente. Essas fezes entranham-se nos materiais porosos e com o tempo decompõe-se em partículas de tamanho extremamente reduzido presentes abundantemente na poeira doméstica. Com a movimentação natural do ar, uma parte destas partículas é lançada no ar ambiente, permanecendo em suspensão por muitas horas e desta forma atinge facilmente respiração de nós pobres mortais. Os ácaros são encontrados em grande quantidade impregnados em tecidos tais como cortinas, carpetes, sofás e principalmente nos colchões e travesseiros, onde encontram as melhores condições para a proliferação. Dados estatísticos revelam que um colchão sem protecção pode aumentar até 20% no seu peso no período de quatro anos, em recorrência da proliferação e do acumulo de dejectos dos ácaros.
Não vou me aprofundar mais sobre o ácaro, pois já deu pra aterrorizar os leitores (HUAHAUHAUHAUHAAAA!!!!!), mas tendo em vista esse problema que o ácaro se tornou,
os humanos seres mutáveis e pensantes que mudam as adversidades criaram um tecido especial normalmente de puro algodão revestido com uma resina de PVC ou Policloreto vinilico para fazer capas anti ácaro para colchão travesseiros, além de edredons, almofadas ou qualquer outro produto destinado ao uso de pessoas alérgicas ou passíveis de serem sensibilizadas pelo contato com ácaros, mofo, fungos e outros micro-organismos.
As capas são feitas de forma a envolver completamente o artigo protegido. No caso de colchão, a capa pode também ser feita com elásticos, de forma a somente cobrir somente um dos seus lados, o que é mais indicado para pessoas que viajam muito, pois como ela não cobre todo o colchão sua eficiência é menor do que as capas que fecham com ziper, pois elas envolvem todo o colchão e reduz a zero a passagem do ácaro
Encape seu colchão e travesseiro como medida número um para acabar com as doenças respiratórias, porém não deixe de considerar outras medidas tais como a retirada de carpetes, cortinas de tecidos, estofados ou qualquer outro objeto de difícil limpeza cotidiana. Espanadores para limpeza e ventiladores podem ser um veneno pois provocam a suspensão dos ácaros, que como visto permanecem por muitas horas no ar, facilitando a sua inspiração.
Se mesmo assim a coisa continuar preta ( tem pessoas que são extremamente sensíveis) podem também comprar purificadores de ar ambiente e desumidificadores já que estes micro-organismos necessitam de humidade relativa elevada para a sua proliferação. MAS O MAIS IMPORTANTE MESMO É PROCURAR UM MÉDICO P/ SE TRATAR!
Galerinha, fazia um tempo que não escrevia devido a correria, espero que gostem deste texto assim como os outros!!
Há e fiquem ligados no blog pois a qualquer momento trarei novidades interativas como jogos, vídeos, apresentações para ajudarem a gente que sofre com as alergias a ter a nossa vidinha cada vez mais normal!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário